sexta-feira, 22 de julho de 2011

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA/ MESTRADO EM EDUCAÇÃO/UAA-ASSUNCÃO-PY


ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Tailor (1911) define a administração científica como sendo a aplicabilidade do método científico para determinar a “melhor maneira” de fazer um trabalho. Ele estabeleceu, também, quatro princípios administrativos que trariam a prosperidade tanto para os trabalhadores como para os gerentes das instituições. Princípios esses que são:
·         Estabelecer a ciência de cada parte do trabalho do indivíduo, que substitui o antigo método de fazê-lo “ no olho”;
·         Escolher cientificamente o trabalhador e logo capacitá-lo e desenvolvê-lo;
·         Cooperar com entusiasmo com os trabalhadores para assegurar que todo trabalhador se realize de acordo com os princípios da ciência que o desenvolveu;
·         Dividir o trabalho e a responsabilidade quase por igual entre os trabalhadores e a gerencia. Como a gerencia está mais capacitado que os trabalhadores assumir os mais importantes.
Mediante seus trabalhos do método científico Tailor ganhou vários títulos de pai da administração científica. Suas idéias se espalharam pelo mundo afora (EUA, França, Rússia, Japão, etc.)

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Henri Fayol descreve a Administração Geral como um conjunto universal de funções que incluem o planejamento, a organização, a direção, a coordenação e o controle. Fayol descrevia a prática gerencial como distintas da contabilidade, da finança, da distribuição, da produção e das outras funções típicas na empresa. Sua crença é que a administração é uma atividade comum em todo empreendimento humano, nas empresas nos governos, etc. essa crença lhe levou a conceber a idéia que existem 14 princípios administrativos, regra administrativa básica que podem ensinar nas escolas e aplicar em todas as situações de organizações. Tais princípios são;
·         Divisão do trabalho;
·         Autoridade;
·         Disciplina;
·         Unidade de mando;
·         Unidade de direção;
·         Subordinação dos interesses dos indivíduos ao interesses ao interesse geral;
·         Remuneração;
·         Centralização;
·         Cadeia de escadas administrativas ( do superior ao inferior);
·         Ordem;
·         Equidade;
·         Estabilidade;
·         Iniciativa e
·         Espírito de grupo.
O sociólogo alemão Weber escreveu as atividades organizacional. Ele descreveu um tipo de organização ideal que se chamou de BUROCRACIA, uma forma de organização caracterizada pela divisão do trabalho, uma hierarquia bem definida, com regras e normas bem detalhadas, com relações interpessoais. Sua teoria se converteu num modelo de  desenho  estrutural para grandes organizações atuais. Suas características são:
·         Divisão de trabalho;
·         Hierarquia de autoridade;
·         Orientação profissional;
·         Impessoalidade;
·         Regra e normas formais;
·         Seleção formal.

ESTABELECER RELAÇÃO ENTRE ESTES CONCEITOS
Enquanto em sua teoria Tailor ( Teoria da Administração Científica) concentra maior importância nos gerentes das instituições; Fayol com sua teoria ( Teoria da Administração Geral ) dirige sua atenção nas atividades de todos as gerentes das instituições.
A burocracia que escreveu Weber ( Teoria da Administração Geral) é muito parecida com a administração científica de Tailor em sua ideologia. As duas estressam a racionalidade, a previsibilidade, a impessoabilidade, a competência técnica e o autoritarismo.
Mestrando Raimundo R. Ribeiro.

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